Como o reconhecimento dos colaboradores influenciam nos resultados da empresa?

Parceiros de trabalho reconhecendo o líder por um bom resultado do time.

Reconhecer o bom trabalho do time é algo essencial para estimular a equipe, motivar os colaboradores e melhorar o desempenho da empresa.

A falta desse incentivo pode acabar prejudicando a qualidade do trabalho e a produtividade da equipe, impactando assim os resultados da organização.

Um elogio recebido por um bom trabalho é um estímulo tão valioso quanto uma comissão financeira e é extremamente recompensador para o funcionário quando o gestor reconhece todo o empenho dedicado àquela tarefa na hora de analisar o resultado.

Descubra nesse artigo como o reconhecimento dos colaboradores influenciam nos resultados da empresa!

A importância do reconhecimento profissional

Adotar uma política ou um programa de reconhecimento dos colaboradores vai muito além de apenas obter uma melhoria na comunicação interna ou no clima organizacional da empresa.

Há diversos estudos e relatórios realizados por várias empresas como a OfficeTeam que apontam inúmeros benefícios do reconhecimento dos colaboradores.

Estes estudos demonstram, através de estatísticas, que esta prática está atrelado diretamente com a seleção, retenção, engajamento e performance do colaborador o que, consequentemente, impactam nos resultados da empresa e até mesmo na satisfação do cliente.

Esse reconhecimento pode vir de diversas maneiras, como um gift personalizado com as iniciais do funcionário ou um kit de boas vindas, por exemplo.

Pode parecer pouco, mas oferecer este estímulo faz toda a diferença no dia a dia da empresa! Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada em 2017 pelo G1, revelou que 96% dos entrevistados acreditam ser importante que as empresas recompensem seus colaboradores por meio de formas materiais — como dinheiro, vale-presente, viagens, etc — e 90% consideram opções imateriais neste caso — como elogios, homenagens, etc.

Estes dados mostram como os colaboradores esperam e anseiam por este reconhecimento. Especialmente as gerações mais novas que precisam ter feedbacks constantes para se motivarem no trabalho e saberem se estão no caminho certo.

 

E o que a sua empresa pode ganhar com isso?

 – Aumentar o engajamento

Quando o colaborador se sente parte da empresa, ele irá “vestir a camisa” e se dedicará ao máximo para alcançar bons resultados e trazer boas soluções para a empresa.

–  Reter os talentos

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, dar importância na retenção de talentos é fator fundamental para que as empresas conquistem resultados satisfatórios.

Os colaboradores motivados e engajados dificilmente saem da empresa. Eles trabalham melhor e se mantém fiéis, reduzindo assim o risco da alta rotatividade.

– Melhora o clima

Colaboradores desmotivados e que não se importam com a empresa acabam influenciando seus colegas, gerando um ambiente negativo na equipe.

Quando esses colaboradores estão motivados, eles ajudam a elevar o bem estar do departamento, contagiando os colegas com sua boa disposição. Assim, o ambiente se torna mais saudável e mais propício para um trabalho de qualidade.

Existem muitas opções para recompensar os funcionários, que servem tanto para empresas menores quanto para as grandes organizações. Os empreendedores e líderes devem avaliar qual tipo funciona melhor não somente levando em consideração os recursos financeiros, mas também qual motivará melhor cada colaborador.

giftmarketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo