A importância da fidelização de clientes

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Seus clientes são um grande trunfo para o seu negócio, especialmente em momentos como esse em que é difícil encontrar leads. Por isso, é mais importante do que nunca manter um forte relacionamento com seus clientes antigos para que eles fiquem fiéis ao seu negócio.

Muitas empresas gastam a maior parte do seu dinheiro em marketing na busca de novos clientes em vez de nutrir os clientes que já conquistaram pois não sabem que o cliente fiel corresponde a 65% do faturamento de uma empresa.

Além disso, manter quem já conhece seus produtos e possui um certo nível de relacionamento com sua marca é muito mais barato do que investir em novos consumidores.

Porém, por que é mais caro vender para um novo consumidor? Por que é interessante priorizar a fidelização? É o que veremos neste post. Confira!

A venda fica mais rápida

Muitas vezes é mais fácil vender para um cliente fiel do que vender para um novo. Isso ocorre porque todas as barreiras da compra já foram superadas.

Os clientes fiéis podem precisar apenas de um pequeno empurrão para comprar o seu produto ou serviço e isso acelerará seu processo de vendas.

Afinal, os clientes fiéis já sabem que você é uma empresa confiável, com produtos ou serviços que são benéficos. Você já ofereceu a eles uma experiência comercial agradável anteriormente e, por isso, é muito mais provável que eles façam compras futuras e gerem mais negócios para você.

Mais vendas e menos investimentos

Atrair novos clientes pode ser gratificante, mas muitas vezes envolve muito trabalho e despesas. 70% das empresas dizem que é mais barato reter um cliente do que adquirir um, enquanto outras sugeriram que o custo de aquisição de um novo cliente pode ser sete vezes mais caro.

Estudos comprovaram que a probabilidade de vender para um cliente fiel é de 60 a 70% , enquanto a probabilidade de converter um novo cliente em potencial é de apenas 5 a 20%.

Além disso, é possível fazer com que um cliente fiel gaste mais em sua empresa, já que ele identificou o valor de seus produtos e criou um vínculo com o seu negócio.

Sendo assim, você pode (e deve!) oferecer novos produtos e soluções para esse cliente, de acordo com suas preferenciais e seu histórico de compras.

Publicidade gratuita

Uma das melhores formas de atrair novos clientes para seu negócio é através do marketing boca a boca e esse, talvez, seja o benefício mais evidente da fidelização.

A publicidade gratuita pode vir de indicações rotineiras ou até mesmo de um post nas redes sociais onde o cliente mostra o gift personalizado que ele ganhou da sua empresa.

Porém, de ambas as formas, o marketing trará resultados a médio e longo prazo, ajudando o seu negócio a se estabelecer tanto no mercado quanto na vida das pessoas.

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