Fidelizar clientes fica mais barato que conquistar novos

As empresas realizam grandes esforços na captação de novos clientes e investem milhões em propaganda para chamar a atenção, porém, praticamente esquecem que vale muito mais a pena construir um relacionamento de longo prazo do que conquistar novos clientes.

Fidelizar clientes nada mais é do que uma estratégia para conquistar a sua clientela, fazendo com que os seus clientes continuem a manter uma relação comercial.

Para quem já está no mercado, sabe muito bem que apostar em ações para conquistar novos clientes e aumentar o público não é barato, uma vez que investimentos em várias áreas são necessários para que novos consumidores sejam, de fato, atraídos.

Sendo assim, uma alternativa muito mais barata é investir na fidelização, isto é, conquistá-los para que eles, em meio a tantas outras opções, escolham sempre você.

Ao contrário do que se pensa, a fidelização é um processo que deve ser constante, até mesmo nos tempos de “bons ventos”, nos quais as vendas crescem significativamente.

Fidelizar clientes é mais do que conquistar. Quando se consegue fidelizar, é possível sobreviver em épocas de dificuldade sem sofrer grandes prejuízos.

O cliente fiel corresponde a 65% do faturamento de uma empresa e, além disso, manter quem já conhece seus produtos e possui um certo nível de relacionamento com sua marca é muito mais barato do que investir em novos consumidores.

Como fidelizar meus clientes?

O processo de fidelização é baseado em pequenas ações que, a longo prazo, fazem toda a diferença.

Dentre as principais estratégias, a primeira delas é conhecer o seu público. É fundamental que você saiba as preferências, para assim poder oferecer sempre os produtos certos, ou seja, que despertem o interesse e o levem a consumir.

Outro ponto essencial que deve ser incorporado durante o processo de fidelização é a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados. Oferecer um serviço ou produto de qualidade é de extrema importância, pois dessa forma o seu consumidor sairá satisfeito e provavelmente voltará criará uma nova rede de comunicação boca a boca.

Uma boa estratégia também é prestar um bom atendimento. Mais do que oferecer um produto ou um serviço de qualidade, quando o cliente se sente bem atendido, aumentam-se ainda mais as chances de ele se tornar um cliente fiel.

E, por fim, uma outra ação eficaz é oferecer gifts, afinal quem é que não gosta de um presente, não é mesmo? Não espere apenas as datas comemorativas para presentear. Surpreenda seus clientes oferecendo um gift fora de época, de maneira inesperada.

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